Encontre Empresas, Produtos e Serviços
Serviços Tecnologia e Inovação

Dá para acreditar em previsões? Na área tecnológica tem gente acertando.

Descubra as previsões certeiras que estão moldando o futuro da tecnologia! Prepare-se para uma análise completa sobre o que está por vir e os obstáculos que enfrentaremos para aproveitar ao máximo as inovações tecnológicas.

Eduardo Enari Eduardo Enari Em 18/03/2024 10:15

Dá para acreditar em previsões? Na área tecnológica tem gente acertando.
Fonte: Freepik

Quem está fazendo as previsões?


O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, é um dos maiores eventos de inovação do mundo, reunindo anualmente mentes brilhantes para apresentar e debater as tendências tecnológicas e inovações que podem moldar o futuro.

Neste ano, o festival, que acontece em Austin, Texas, entre 8 e 16 de março, está novamente no centro das atenções, com uma série de previsões tecnológicas que prometem revolucionar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. No momento que escrevo este artigo, o evento ainda está acontecendo e já foram divulgadas diversas notícias sobre o que está sendo apresentado lá. Vou escrever um artigo nas próximas semanas para trazer os pontos que mais chamaram a atenção.

Seja como for, uma coisa é certa. Quando se trata de tecnologia, as previsões feitas no evento costumam ser bastante precisas. Veja a seguir alguns acertos que marcaram época:

1. Ascensão da Inteligência Artificial (IA) - 2015

Previsão: A IA se tornará cada vez mais presente em nossas vidas, automatizando tarefas e revolucionando diversos setores.
Verificação: A IA já está presente em smartphones, carros autônomos, diagnósticos médicos e até mesmo na criação de arte e música.


2. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) - 2017

Previsão: A VR e a AR transformarão a forma como trabalhamos, nos divertimos e aprendemos.
Verificação: A VR é utilizada em treinamentos profissionais, cirurgias e experiências imersivas. A AR está presente em jogos, aplicativos de navegação e até mesmo em compras online.


3. Explosão das Criptomoedas e Blockchain - 2019

Previsão: As criptomoedas e o blockchain revolucionarão o sistema financeiro e a forma como armazenamos e transferimos dados.
Verificação: O mercado de criptoativos, apesar da volatilidade, cresce exponencialmente. O blockchain é usado em diversas áreas, como rastreamento de produtos e gestão de identidade.


4. Internet das Coisas (IoT) - 2016

Previsão: A IoT conectará bilhões de dispositivos à internet, gerando uma enorme quantidade de dados e novas oportunidades.
Verificação: A IoT está presente em casas inteligentes, cidades inteligentes e até mesmo na agricultura.


5. Impressão 3D - 2014

Previsão: A impressão 3D democratizará a manufatura, permitindo a produção de objetos personalizados e complexos.
Verificação: A impressão 3D é utilizada na produção de próteses, peças de aeronaves e até mesmo alimentos.


6. Big Data e Análise de Dados - 2013

Previsão: A coleta e análise de grandes volumes de dados transformarão a forma como tomamos decisões em diversas áreas.
Verificação: O Big Data é usado em marketing, saúde, finanças e até mesmo na política.


7. Robótica e Automação - 2012

Previsão: Robôs e sistemas autônomos automatizarão tarefas repetitivas e perigosas, transformando o mercado de trabalho.
Verificação: Robôs são utilizados em fábricas, armazéns e até mesmo em cirurgias. A automação é cada vez mais presente em diversos setores.


8. Carros Autônomos - 2010

Previsão: Carros autônomos revolucionarão o transporte, tornando-o mais seguro e eficiente.
Verificação: Diversas empresas estão desenvolvendo carros autônomos, que já estão sendo testados em algumas cidades
 

Desafios:


Existem previsões de futuros sombrios por causa do que está surgindo na área tecnológica. Existe muita incerteza e temor sobre o uso da inteligência artificial para substituir o trabalho das pessoas, por exemplo. Ao invés de citar essas previsões, eu prefiro listas os desafios que devemos enfrentar para que continuemos a desfrutar do melhor que essas tecnologias podem oferecer.

O primeiro é ligado ao uso ético das tecnologias. Devemos sempre refletir se o resultado do uso que fazemos sobre novas tecnologias é para o bem ou para o mal. Um triste exemplo disso são as notícias sobre o uso de inteligência artificial para gerar imagens falsas de pessoas, em situações constrangedoras.

O segundo desafio é sobre o aumento das desigualdades sociais. Normalmente, quando lançadas, as tecnologias possuem custo elevado e muitas pessoas não podem acessá-las. Isso certamente aumenta a distância entre as classes sociais. Como consequência disso surge o terceiro grande desafio: Empregos.

À medida que aumentar o uso de novas tecnologias nos diversos setores produtivos, de serviços e comércio, haverá um aumento de substituição da mão de obra. Isso já vem acontecendo a muitos anos, mas nunca na mesma velocidade que acontece agora e que será muito mais rápido no futuro. Devemos aumentar em muito a requalificação da força de trabalho, dando a todos a oportunidade de se capacitar aos novos empregos que surgirão.

 
Riscos:


Também devemos estar atentos aos riscos atuais. Nossa dependência das ferramentas tecnológicas já é muito grande e a quantidade de informação e de dados que passam por nós é muito maior que qualquer pessoa pode absorver, armazenar e controlar. Por isso, somos vulneráveis a muitas situações:

Ciberataques: Quanto mais portas e janelas uma casa possui, maior a necessidade de segurança para evitar que ela seja invadida. Da mesma forma, cada aplicativo, cada site é uma porta ou janela entre o mundo cibernético e nós, bem como com aqueles com quem nos relacionamos. Enviamos e deixamos disponíveis uma infinidade de dados por meio da internet. E recebemos e, nossos computadores e smartphones processam muitos dados e aplicativos o tempo todo. Estamos sempre em risco.

Desinformação: Muita informação transita a internet e pode chegar ou ser enviada por cada um de nós. Como não verificamos tudo o que lemos ou assistimos, aceitamos informações incompletas, distorcidas e até mesmo falsas, no meio de muitas informações verdadeiras. Por causa disso temos dificuldade de saber se podemos confiar nessas informações ou deixamos nossos julgamentos de lado e aceitamos o que recebemos como verdadeiro. E aceitamos como verdadeira ou falsa a informação, afinal quem me enviou foi...

Vício: Muitos especialistas dizem que vivemos a economia da atenção. Muitos sites ganham dinheiro de acordo com o tempo que seus usuários se mantêm ativos visualizando e interagindo com o que eles apresentam. E eles são feitos para te viciar. São feitos para você perder noção do tempo que o utilizam.

 

Conclusão:


O futuro da tecnologia é promissor, mas também exige atenção aos desafios e riscos que acompanham o uso de novas tecnologias. A SXSW nos oferece um vislumbre do que está por vir, e cabe a cada um de nós moldar esse futuro de forma responsável e ética, para que os benefícios das novas tecnologias sejam distribuídos de forma justa e equitativa para todos.

Eduardo Enari
Autor

Eduardo Enari

Tecnologia e Inovação

Entusiasta da tecnologia e inovação, é graduado em Computação Científica pela Universidade de Taubaté, com Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Colabora em projetos de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo, tendo presidido a Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Universidade de Taubaté por quase 15 anos. Atua como professor na Universidade de Taubaté e no Centro Paula Souza, lecionando e orientando alunos na graduação e no mestrado.

Instagram: https://www.instagram.com/eduardo.enari/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eduardo-enari/

Comentários

Encontre negócios Sugestões para você

Imóveis

Mais imóveis

Produtos e Serviços

Mais produtos e serviços