As Figureiras de Taubaté trabalham com uso de argila e barro, esculpindo obras que retratam o cotidiano da vida no interior, com tipos, costumes e temas religiosos. Elas também educam os filhos e jovens da comunidade do bairro da Imaculada, local onde surgiram vários escultores e artesãos do município, que foram reconhecidos internacionalmente com suas figurinhas folclóricas.
A história da Casa do Figureiro começa no século XVII, quando os frades da ordem de São Francisco de Assis trouxeram figuras de arte sacra da Itália, para montarem um presépio no Convento Santa Clara. No período de Natal, tornou-se freqüente a prática de modelar pequenos animais, santos e a sagrada família. Como a maioria dos artesãos produziam mais animais do que santos, passaram a ser chamados de figureiros.
Na década de 60, as bancas de feira foram trocadas por ateliês das casas da rua de chão batido na Rua Imaculada, atualmente asfaltada devido ao intenso tráfego de clientes.
A divulgação nacional e internacional dos trabalhos das figureiras de Taubaté, se deve ao folclorista e criador do Museu do Folclore de São Paulo, Rossini Tavares de Lima.
A chuva de pássaros e o pavão (símbolo do artesanato paulista) são os trabalhos mais famosos dos figureiros, conhecidos em países do mundo inteiro, sendo que políticos e empresários já foram presenteados com esses artesanatos.
Atualmente, os figureiros de Taubaté são representados não só por mulheres, como também por homens que exercem a função de esculpir.
A Casa do Figureiro funciona como exposição e ponto de venda permanente, além de oferecer curso de figureiros para adultos e crianças no mês de agosto, nas comemorações do Dia do Folclore.
Principais Eventos
Festa do Sítio do Pica Pau Amarelo: abril
Festa de Quiririm: final de abril
Revelando São Paulo - Vale do Paraíba: julho
Festa do Folclore: agosto
Revelando São Paulo - Capital: setembro