• Sábado (06/09)Mín: 19º
    Máx: 30º
    Chuva 80%
    Vol 2 mm
  • Domingo (07/09)Mín: 17º
    Máx: 26º
    Chuva 80%
    Vol 3 mm

Painel de Controle

PONTOS TURÍSTICOS
Home / Pontos Turísticos / Distrito de Quiririm

Distrito de Quiririm

INFORMAÇÕES
No final do século XIX, os imigrantes italianos começavam a trabalhar nas fazendas nas lavouras de café, como parceiros ou meeiros na substituição dos escravos.

A origem de Quiririm está relacionada com o bairro do Paiolinho, localizado no município de Taubaté.

Em 1891, cerca de 400 imigrantes italianos chegaram à cidade de Taubaté, sendo que em 1896, foi instalada uma filial da Sociedade de Imigração, para substituir o trabalho do escravo pelo imigrante assalariado.

Quiririm possuía em 1907, engenhos de arroz, café, fubás, fábricas de vassouras, fábrica formicida, olarias e casas comerciais.

No final do século XIX e começo do século XX, foi erguido o casarão da família Indiani, um dos principais marcos históricos onde atualmente funciona o museu da imigração italiana.

Um galpão também foi construído, para atender o turismo da gastronomia típica da Itália, além de grãos produzidos pela colônia, derivados de leite, variedade de vinhos, plantas e artesanatos.

A 1ª colônia italiana do Vale do Paraíba se tornou o “Distrito de Paz de Quiririm” em dezembro de 1925, pela lei Nº 2087.

Durante anos, a principal fonte de renda do local foi à produção de arroz, entretanto a agricultura começou a deixar de prosperar. Para contornar a situação, o plantio foi diversificado com a finalidade de melhorar as dificuldades do setor agrícola.

Em 1989, pela iniciativa de João Aristodemo Canavezi Filho, o distrito italiano realizou a 1ª festa para comemorar o centenário da chegada de seus antepassados na colônia.

As famílias de Quiririm chegaram a um nível de especialização bastante profissional para atender ao fluxo de pessoas, que na 1ª comemoração recebeu aproximadamente 800 visitantes.

A festa é realizada até os dias de hoje no final de abril e começo de maio, com apresentação de coreografias, shows e o melhor da gastronomia italiana, passada de pai para filho.

Nas ruas de Quiririm, os visitantes também podem observar a arquitetura histórica na Capela de Nossa Senhora Aparecida, a Escola Municipal Amadeo Piccini, além das linhas arquitetônicas das cantinas e restaurantes.

As tradições do Distrito de Quiririm vêm contribuindo na economia e no turismo regional, além de auxiliar na geração de empregos.
GALERIA DE FOTOS
Clique na imagem:
PROJETOS CULTURAIS E SOCIAIS

ANÚNCIO/PUBLICIDADE | ATENDIMENTO | SUGESTÕES

2000-2008 | GuiaTaubaté.com.br. Todos os direitos reservados.